Cuidados Básicos ao Adquirir o Primeiro Peixe - Principais problemas e soluções.

Coridoras

Sempre vemos muitas pessoas que independentemente da idade, ao adquirirem seu primeiro peixe ornamental, ainda não tem noções de como proceder. Também é comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que não gostam de peixes por vários motivos. Listarei algumas queixas ou problemas que normalmente escuto e também alguns cuidados básicos ao receber seu primeiro peixinho.
Problemas/Queixas
Soluções/Esclarecimentos
Morrem quase imediatamente
Isso acontece porque muitas pessoas costumam chegar em suas  casas e ao colocá-los em recipientes maiores, como travessas (temporariamente) utilizam-se de água da torneira. Devemos utilizar anticloro para tratar a água, que é comprado em lojas especializadas. Mas em casos de emergência, como ao ganhar um peixe, pode-se utilizar água mineral ou filtrada, apenas até coloca-los no aquário.
Morrem em poucos dias
Normalmente porque são deixados em recipientes pequenos, com pouca oxigenação e excesso de alimento que entra em decomposição na água. Os peixes são pequenos, assim comem pouco então devemos fornecer apenas o suficiente para ser consumido naquele momento, repetindo isso 2 ou 3 vezes ao dia.
Dão muito trabalho
Possuo outros animais de estimação (cachorro, periquito australiano e calopsita) e os que dão menos trabalho são os peixes. O único cuidado diários é a alimentação que faço 3 vezes ao dia, que demanda poucos segundos, as outras manutenções como troca parcial de água, por exemplo, faço quinzenalmente ou quando necessário.
Custa caro manter um aquário
Apenas no início há um certo gasto, quando temos que adquirir ao menos os equipamentos básicos: o aquário, algum tipo de filtro, anticloro, pedras e plantas. Mas não é tão caro quanto muita gente pensa. Os outros equipamentos poderão ser comprados posteriormente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lebiste Selvagem

Troca Parcial de Água (TPA)

Geral no Aquário III