Importância das Plantas em um Aquário

O aquário é um ecossistema aberto, mesmo com aparência de fechado, pois os ciclos biogeoquímicos (ciclo da matéria), ligam-se com o ambiente externo por meio da alimentação que fornecemos, das trocas gasosas com o ar e das trocas parciais de água (TPA). Também sofre interferência da luminosidade e temperatura externas, mesmo estes não sendo matéria, mas energia.
A vegetação em um aquário não tem função apenas decorativa, para dar uma aparência de ambiente natural, elas são parte importante, fazendo com que os ciclos biogeoquímicos (principalmente do O2, CO2 e N2) ocorram. Os ciclos apresentados foram montados de forma resumida para representar o que ocorre em um aquário. É importante lembrar que as bactérias que participam dos ciclos biogeoquímicos estão presentes em todos os ambientes e no caso do aquário principalmente nas mídias dos filtros.

As plantas também servem se refúgio para filhotes e peixes menores. Também há espécies de peixes que preferem ficar junto às plantas, assim como existem aqueles que preferem ficar junto às pedras.
Ciclo do carbono

Ciclo do oxigênio

Ciclo do nitrogênio

Assim podemos concluir que quanto mais plantas o aquário possuir será melhor para a saúde de seus habitantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lebiste Selvagem

Troca Parcial de Água (TPA)

Geral no Aquário III