Sistema de Filtragem


Filtro de placa.

Filtro de placa biológica
Utilizei em aquário pequeno de aproximadamente 30 litros, não tive problema algum, pois sempre realizava as TPA, sifonagens, inclusive sifonava o interior da placa com a mangueira de ar do aquário, porém a cada 6 meses desmontava todo o aquário para dar uma limpeza geral e reorganizada no visual. Mas acredito que ele não é uma boa opção para aquários maiores ou muito povoados, por acumular muito detrito e ser necessário desmontar tudo a cada 6 meses, o que é mais difícil em aquários maiores. Convém lembrar que este filtro realiza somente a filtragem biológica, que ocorre no substrato do aquário.

Filtro hang on.
Filtro hang on
Atualmente estou utilizando este tipo de filtro, também em aquário pequeno de aproximadamente 30 litros, estou gostando. A cada 30 dias faço uma limpeza do filtro, removendo os detritos que se acumulam dentro dele, entre suas mídias, mas isso não substitui as TPA. Em outra postagem já falei sobre minha rotina de higiene do aquário.
Conclusão.
Prefiro o filtro hang on, porque os detritos são retidos no filtro, o que facilita sua remoção, também realiza os três tipos de filtragem (química: carvão ativado, física: lã de vidro e biológica: cerâmicas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lebiste Selvagem

Troca Parcial de Água (TPA)

Geral no Aquário III